domingo, 20 de março de 2011

Arroz!

Bom dia, boa tarde, boa noite!
Galeraa, to sem tempo!! haha, o estágio está me deixando sem tempo, mas eu to gostando muito, vale a experiência.
As aulas práticas da faculdade já começaram, panificação, cozinha contemporânea, brasileira, confeitaria, e logo postarei imagens e receitas :)!
Bom, o post de hoje é sobre uma das bases de nossa alimentação, que é o arroz. Grande fonte de carboidratos que nos dá muita energia e força para o dia-a-dia, além de fonte de proteína, que ajuda no nosso intestino.
Há diversos tipos de arroz, que citarei abaixo;

Arroz parboilizado: A parboilização é o processo hidrotérmico no qual o arroz em casca é imerso em água potável a uma temperatura acima de 58°C, seguidos de gelatinização parcial ou total do amido e secagem.
O que isso significa? Significa que o arroz, durante o processo de parboilização, sofre um pré-cozimento, em que os nutrientes do pericarpo são parcialmente passados para a cariopse do grão. O arroz parboilizado é naturalmente mais nutritivo, pois nenhum composto químico é adicionado ao processo.


Arroz Basmati: Arroz basmati é um grão muito especial, encontrado na Índia, aos pés do Himalaia.
Possui os grãos bem longos, com uma textura e um aroma únicos, muito apreciado na gastronomia, por uma das suas principais características, que é reter a umidade sem que os grãos fiquem grudados.

Arroz vermelho:O arroz vermelho é muito apreciado na China, Tailândia, Singapura, Malásia, Itália e França. No Brasil, o arroz vermelho, trazido pelos portugueses no século XVI, encontra, hoje, seu maior reduto no estado da Paraíba, no Vale do Rio Piancó, constituindo a dieta básica dos habitantes do sertão nordestino. Possui suas qualidades nutritivas, energéticas e vitais completas. Como mantém a película interna, se torna rica em vitaminas, sais minerais e fibras. Possui fitoquímicos, nutrientes antioxidantes, no qual 
pesquisas confirmam sua capacidade na prevenção de doenças. Tem maior quantidade de fibras e proteínas.


Arroz preto: O Arroz preto tem 20% a mais de proteína, 30% a mais de fibra, tem menos gordura e menor valor calórico que o arroz integral. É mais rico em compostos fenólicos que são benéficos à saúde humana, pois são substâncias que previnem o envelhecimento por seu poder antioxidante. A película que envolve o grão do arroz integral preto é rica em: Hidratos de carbono, óleos, proteínas, compostos fenólicos, fibras, cobalto, vitaminas: A, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido nicotínico, ácido pantatênico, pró-vitaminas C e E. 
Por ser um produto exótico, é muito apreciado pelos chef’s da gastronomia nacional e internacional.


Arroz arbóreo: O Arroz Arbório possui um grão grande, largo, com o centro firme e poroso. 
Durante o cozimento libera o amido, que lhe confere uma cremosidade delicada e especial, além de ter uma incrível capacidade de absorver líquidos e condimentos. Todas essas características fazem do Arroz Arborio, o ingrediente básico para o preparo do autêntico Risoto, prato típico Italiano. 

Arroz selvagem:O arroz selvagem é rico em proteínas, no aminoácido lisina e fibras, com baixo teor de gordura. Do mesmo modo que o arroz verdadeiro, não contem glutens. É ainda boa fonte de fósforo e potássio, e das vitaminas tiamina, riboflavina e niacina. 


Arroz japonês: Chamado de nihon mai, o arroz japonês é de uma variedade asiática que precisa ser plantada em charcos, com muita água. Tem grande quantidade de amido e deve ficar de molho durante 1 hora antes de ser cozido.

haha



Arroz integral: O arroz integral é rico em fibras, proteínas, minerais e vitaminas do complexo B e, como dele só é retirada a casca, os nutrientes concentrados na sua película e gérmen conferem mais vantagens à saúde do que o arroz processado, que mantém apenas o endosperma do grão, rico em amido.Isento de glúten e de fácil digestão, o arroz integral mantém a saciedade do indivíduo por mais tempo e auxilia no bom funcionamento intestinal, podendo ser preparado de diversas formas, tal como o arroz processado. Suas principais vantagens incluem: redução do risco de disfunções intestinais, auxílio no metabolismo de glicose nos diabéticos, proteção do sistema nervoso, auxílio nas contrações musculares, dentre outros benefícios. 

E claro, segue a receita ! :))

Receita Arroz integral
1 colher(es) (chá) de azeite de oliva
1 unidade(s) de cebola picada
1 unidade(s) de cenoura picada
1 xícara(s) (chá) de arroz integral
1 tablete(s) de caldo de frango
2 xícara(s) (chá) de água
1 colher(es) (chá) de suco de limão
2 colher(es) (sopa) de cebolinha verde picada

Modo de preparo
Em uma panela,refogue,em fogo médio,o azeite com a cebola,a cenoura e o arroz.
Adicione o caldo de galinha dissolvido na água.Quando começar a ferver,abaixe o fogo.
Tampe a panela, deixe cozinhar até que a água seque.Desligue o fogo,acrescente o suco de limão e a cebolinha verde picada. Sirva quente.



Receita Risoto Funghi 

2 xícaras de chá de arroz arbóreo (próprio para risotos)
20g de funghi seco picado
1 xícara de chá de vinho branco
½ cebola picada
4 colheres de sopa de manteiga
1 ½ litro de caldo de galinha ou carne
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado na hora

Modo de preparo:
1 - Ponha o funghi em uma tigela com água morna. Deixe de molho por 30 minutos para amolecer;
2 - Em uma panela, coloque o caldo e leve ao fogo. Espere ferver, abaixe o fogo e reserve-o;
3 - Em outra panela, coloque duas colheres de manteiga e leve ao fogo baixo. Assim que derreter, acrescente a cebola e mexa bem até que ela fique transparente;
4 - Coloque o funghi na panela e refogue por 1 minuto. Acrescente o arroz à panela e misture por 2 minutos em fogo alto;
5 - Junte o vinho e mexa bem até evaporar;
6 - Aos poucos, adicione o caldo com uma concha e mexa sem parar até o caldo evaporar,
7- Quando estiver com a consistência de risoto, ou seja, úmido e com o arroz al dente, desligue o fogo e ponha o restante da manteiga;
8 - Acrescente o parmesão, misture bem e sirva ainda quente.





Bom, quando sobrar um tempo, irei postar aqui :)
Agradeço aos leitores :), testem as receitas! 
Até o próximo post ;)

Fonte:
http://comunidade.bemsimples.com
http://cybercook.terra.com.br







4 comentários:

  1. q delicia esse risoto!!!

    aqui em casa estou tentando fazer a mãe se acostumar com o integral, mas ela acha ele meio complicado pra cozinhar... ainda nao esta acostumada...

    ResponderExcluir
  2. Essas receitas me deu agua na boca! delícia.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante,tanta variedade de arroz!Sem contar os pratos maravilhosos,delícia.

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Somos do Café com Chewbacca e Carcaju e estamos dando uma passada para conferir também seu blog, e agradecer por nos seguir e acompanhar o Café com C&C!
    Muito legal seu blog, além de ter tudo a ver com um bom café!
    Continue conferindo o blog, logo logo haverão muitas novidades!

    Abraços,

    Café com C&C

    ResponderExcluir

OCIOSO!