segunda-feira, 15 de abril de 2013

Realidade sobre ser cozinheiro.


50 COISAS QUE NINGUÉM TE AVISOU SOBRE TRABALHAR EM UMA COZINHA PROFISSIONAL


1 Você quase sempre terá feridas abertas em suas mãos e braços.
2 Você nunca vai conhecer novas pessoas, porque a sua vida social praticamente não existirá.
3 Você vai achar difícil iniciar relacionamentos.
4 Você vai perder suas habilidades sociais
5 Seu senso de humor irá se degradar e limitar ao politicamente incorreto e socialmente inaceitável.
6 Você começará a suar como um porco sem nem mesmo perceber.
7 Você vai se transformar em um maníaco e sempre tentar levar todas as conversas ao assunto comida.
8 Você vai ganhar uma miséria por anos/décadas.
9 Você irá ou perder uma grande quantidade de peso, ou ganhar  uma grande quantidade de peso.
10 Você nunca terá um bronzeado.
11 Você não vai ser famoso.
12 Você vai desenvolver um vício, seja café, cigarros, álcool, jogos de azar, cannabis, cocaína, ou até mesmo Red Bull.
13 Seus pés vão ficar destruídos.
14 Suas costas ficarão destruídas.
15 Suas mãos vão ficar destruídas.
16 Você vai viver em um constante estado de privação de sono.
17 Você terá que pedir a seus amigos para planejar tudo em torno de sua agenda, porque você nunca sabe seus dias de folga e você provavelmente não será capaz de muda-los.
18 Você vai se tornar uma pessoal mais rude.
19 Você vai se tornar mais resistente as chamas de um fogão.
20 Sua tolerância com a falta de eficiência e bom senso  das outras pessoas diminuirá drasticamente. 
21 Você vai passar a maior parte de sua vida confinado em uma pequena sala com pouca ventilação, sem decoração, com altas temperaturas, muita umidade, ruídos, sem luz natural ou janelas e, com um pequeno grupo das mesmas pessoas.
22 Você vai trabalhar mais horas do que você jamais imaginou ser possível.
23 Você vai gastar todas as suas horas de trabalho em pé, não podendo sentar nem por míseros 5 minutos.
24 Seus dias mais curtos de trabalho vão ser maiores que o mais longo da maioria das pessoas, e os seus dias de trabalho mais longos, que compõem cerca de metade de sua semana de trabalho, vão ser mais longos do que as horas que uma pessoa normal passa acordada.
25 Você não vai cozinhar jantares gourmet em casa. Você vai estar muito cansado, e de saco cheio.
26 Você provavelmente vai começar a comer fast-food ou qualquer porcaria.
27  Você vai ser objeto de abuso, seja físico ou emocional. Oficialmente, será como teste de caráter. Na realidade, vai ser como uma forma de entretenimento.
28 Você vai acabar gastando tanto tempo no trabalho que seus colegas vão conhecê-lo melhor do que o seu parceiro / família / amigos.
29 Você vai se reunir e formar laços fortes com os tipos de pessoas que você nunca antes sequer havia imaginado conhecer.
30 Você estará em um estado constante de stress.
31 Você nunca será insubstituível e espera-se que constantemente dê 110%
32 Você sempre estará exausto.
33 Você não poderá faltar ao trabalho com desculpinhas do tipo “com dor de barriga” ou “doente” ou “minha avó morreu”.
34 Você deverá colocar o seu trabalho antes de qualquer outra coisa em sua lista de prioridades.
35 Você nunca vai ser elogiado.
36 Você terá de tratar os seus superiores como senhores absolutos e nunca responder de volta, tentar explicar-se, iniciar uma conversa, ou mostrar qualquer outro tipo de insubordinação, mesmo que você saiba que eles estão errados ou sentir como se o comportamento em relação a você é inaceitável.
37 Vai tornar-se muito difícil ver os seus amigos cozinharem.
38 Sua mãe vai parar de cozinhar para você, porque ela se sente intimidada.
39 Pedirão para você cozinhar em todos encontros familiares, como no Natal, por exemplo. Felizmente, pelo menos um ano ou dois, você estará trabalhando no Natal.
40 Pelo menos um ano ou dois, ou até mesmo talvez todos os anos, você vai trabalhar no Natal, Reveillon, Páscoa, Dia dos Namorados, Dia das Mães, dos Pais, feriados, o seu aniversário, e praticamente todos os outros dias de festivos do calendário.
41 Você vai ter que trabalhar muitos anos em posições subalternas antes de atingir qualquer nível de autoridade no ambiente de trabalho.
42 Quanto melhor é o restaurante é, mais as horas de trabalho, mais pressão, menos saudável o seu estilo de vida irá se tornar, mais provável você desenvolverá um vício, o mais competitivas as pessoas ao seu redor serão, menos horas de sono você vai ter, menos você vai comer, etc.
43 Você vai constantemente cometer erros, e cada vez que você cometer um erro, alguém irá fazer você entender que você é, evidentemente, uma MULA, porque somente uma MULA poderia cometer tal erro.
44 Se você é mulher, você vai ser constantemente alvo de observações duvidosas, piadas, e insinuações.
45 Nenhum de seus amigos ou familiares vão entender o que está envolvido no seu trabalho e você nunca será capaz de fazê-los entender.
46 Você vai gastar boa quantidade do seu dinheiro em equipamentos, livros, comer em bons restaurantes, o que vai deixar você com não muito dinheiro para outras coisas, ou praticamente para nada.
47 Você irá desenvolver uma obsessão assustadora por facas.
48 Se você é um chef de confeitaria, você irá desenvolver uma obsessão assustadora por colheres.
49 Você vai ter uma coceira em todas suas dobras a partir da mistura de suor, calor e fricção que nunca irão curar bem , às vezes ficarão infectadas, e coçarão a maior parte do tempo.
50 Se você é o tipo certo de pessoa, você vai se apaixonar pelo seu trabalho e nunca olhar para trás.

26 comentários:

  1. Que post mais idiota. Trabalho ha anos numa cozinha e não é nada disso. Como pode um blog "especializado" em gastonomia publicar isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minoria, fico extremamente feliz que você não teve que passar por tudo isso, hoje em dia a realidade é essa, e talvez você até seja responsável por alguns cozinheiros passarem por isso.

      Excluir
  2. isso é um post pra pessoa desanimar do sonho de ser cozinheiro/chef ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, muito pelo contrario, como o titulo diz, realidade, não sei se é o seu caso, mas muitas faculdade de gastronomia cria na mente do aluno uma ilusão da profissão, dizem que você vai sair da faculdade sendo chef ganhando 5 mil reais de salario, isso nunca vai acontecer, de tudo o que esta escrito a cima 90% sofre de tudo isso, mas como diz tópico número 50, se você for a pessoa certa, vai se apaixonar pela profissão mesmo sofrendo tudo isso.

      Excluir
  3. Existem cozinhas e cozinhas, mas 90% das cozinhas é praticamente tudo isso dai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, conheço lugares muito bons de se trabalhar, e outros que são um inferno.

      Excluir
  4. Nada a ver. Trabalhei muitos anos no RJ em restaurantes franceses, italianos e outras cozinhas do mundo afora e nunca vi isso não. Tá ficando louco meu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabens por ser parte da minoria, e volte para seu mundo "afora"

      Excluir
  5. post inutil !
    quase todos os topicos se aplicam a praticamente todas as profissões !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tava pensando a mesma coisa. XD
      nem sou da área mas parece que tava falando da minha vida! hahahahah

      Excluir
    2. Nossa, então o mundo esta perdido. E eu achando que só minha profissão era desgastante. Bom saber que "quase todos" trabalham de feriado, de finais de semana, durante a noite. Ah quando você sai para comer ou para uma balada ou para um barzinho, quem é que esta se divertindo e quem esta trabalhando?

      Excluir
  6. tmb n gostei, trabalho em cozinha industrial ha anos pretendo fazer gastronomia n bem assim!!!!!!!!! quem posto essa merda!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu. Uma dica, se você trabalha há anos em uma cozinha industrial, não perca tempo fazendo uma faculdade de gastronomia que você não vai aprender nada além do que você já deve saber. E o diploma não serve para nada.

      Excluir
  7. imagino que o dono desse post nao foi capaz se alcançar o sucesso nas grandes cozinhas e esta difamando a profissão para tentar desencorajar os outros, ta certo é sua opinião mas que tu é um otario falando isso é uma pessoa assim nunca consiguira o sucesso em nada que faça, pois pelo visto desistiu nas primeiras dificuldades que encontrou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prazer, sou cozinheiro há 5 anos, atualmente sou auxiliar de cozinha em um grande hotel, pretendo um dia chegar a chef de algum restaurante ou quem saber abrir o meu, nunca penso em desistir e nunca digo para ninguém desistir, apenas sou realista e sei de todo o caminho que tenho que superar para chegar ao topo.

      Excluir
  8. Sou Chef Executivo de Cozinha, e nada afirmado neste site aconteceu comigo!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Esse post é verdadeiro sim fui dona de Restaurante perdi até as calças ,hoje sou doente, é uma ilusão,eu era a unica que não tinha dinheiro,vida social,é não é por falta de admistração é que é um grande desafio,uma responsabilidade enorme ,realmente não dava nem pra falar que minha avó morreu ,esses que dizem que não aconteceu com eles que são chefes e bla,blá é que dava o horário sumiam com dinheiro no bolso,e a gente só tratando desses metidos,que se acham aqui pra voçês

    ResponderExcluir
  10. Não percam tempo comentando e dando ibope para esse cara, ele é só um cozinheiro arruinado, falido ou algo do gênero, que nunca conseguiu um emprego como desejava em seus tempos de sonhador. Só está tentando desanimar pessoas que ainda sonham e pretendem ter um futuro promissor. Fico triste por você ser assim, um fracassado tentando induzir ideias fracassadas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como ja disse tenho 24 anos sendo 5 como cozinheiro, Ja tive cargo de chefia e em nenhum momento estou tentando desanimar ninguem. Sou apaixonado pela minha profissão apesar de muita das coisas escritas acima acontecer comigo, e nunca penso em desistir.

      Excluir
  11. Hahahahahahaha
    Caraca, como vc sabe tudo sobre a minha vida???
    100% real, quem falar q nao eh assim eh pq nunca trabalhou em uma cozinha de restaurante..
    Trabalho a 7 anos como chef na Europa .... Eh tudo igual, so muda o Nome do restaurante..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu realmente não sei em que cozinha esse povo trabalha para não ser assim, to até querendo descobrir para mandar meu CV para lá.

      Excluir
  12. Quem esta falando q eh mentira deve estar confundindo "cozinha professional" com " cozinha domestica"
    Profissional eh essa lasqueira toda mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, não digo que acontece tudo isso que esta escrito com todo mundo, mas pelo menos uns 60% acontece.

      Excluir
  13. 40/50 - Acho que estou no caminho certo!

    Adorei o post!

    ResponderExcluir

OCIOSO!