segunda-feira, 29 de abril de 2013

Lista dos 50 melhores restaurante do mundo 2013.

      Hoje é o grande dia em que a revista britânia Restaurant divulga a sua famosa lista com os 50 melhores restaurantes do mundo, essa é a principal premiação na parte da alta gastronomia e pode ser comparada com o Oscar do cinema.
     A cerimonia oficial ocorre as 21 horas no horário de Londres e as 17:30 no horário de Brasília. Quem quiser poderá acompanhar ao vivo pelo site oficial do evento fazendo um prévio cadastro antes, mas como sempre a lista oficial é divulgada com um tempo de antecedência.
     Nos últimos 3 anos o topo da lista ficou sempre com o restaurante dinamarquês Noma, de René Redzepi. Mas dessa vez ele caiu para o segundo lugar na lista. Conhecido pela exploração ousada dos ingredientes nórdicos, Redzepi liderou um movimento que deu forma a uma "cozinha da Escandinávia", que, como ele, valoriza produtos locais como queijo e manteiga artesanais, ervas selvagens e tubérculos.
     Segundo a Folha de São Paulo, antes de René Redzepi, o catalão Ferran Adrià teve seu extinto restaurante El Bulli no topo do ranking em cinco edições (2002 e entre 2006 e 2009). Representante da gastronomia de vanguarda espanhola, o restaurante fechou as portas em 2011 com a promessa de se tornar uma fundação administrada por Adrià. Também estiveram no primeiro lugar da lista o inglês The Fat Duck, do chef Heston Blumenthal (2005), e o americano The French Laundry, do chef Thomas Keller (2004 e 2003).
      Esse ano muitos críticos gastronômicos e muitas pessoas da mídia falaram que o brasileiro Alex Atala era o grande favorito para ficar com o primeiro lugar da lista, desde que entrou para a lista ele só vinha subindo e subindo, ano passado chegou ao quarto lugar, mas infelizmente esse ano ele caiu para o sexto lugar, lógico que isso ainda é um motivo de orgulho mas creio que todos queriam ver ele no topo.
     Além da queda de Alex Atala, o restaurante da chef carioca Roberta Sudbrack também teve uma queda, porém um pouco maior, ela passou de 71º para 80º. Lembrando que a lista é sobre os 50 melhores do mundo, mas mesmo assim eles divulgam uma lista com 100 nomes, e sem duvida conseguir entrar nessa lista de 100 como é o caso da Roberta já é uma grande vitória.
      E para a alegria geral da nação brasileira, temos um outro restaurante brasileiro na lista dos 50 melhores, trata-se do Maní comandado pela Helena Rizzo e Daniel Redondo, ano passado eles chegaram perto ficando com o 51º lugar na lista, mas esse ano deram um salto e foram para o 46ª lugar. Eu posso estar enganado, mas não lembro no momento em nenhuma lista com dois brasileiros entre os 50 melhores.
       E agora o grande momento. Quem ficou no topo da lista já que o René finalmente deixou a posição? Trata-se de uma pessoa que estava de olho nisso a muito tempo, e estava bem próximo. O primeiro lugar ficou com o restaurante El Celler de Can Roca fica em Girona, na região da Catalunha, na Espanha. O restaurante é controlado pelos irmões Joan, Josep e Jordi Roca. Em 2009, a revista inglesa "Restaurant" colocou El Celler de Can Roca em quinto lugar entre os 50 melhores do mundo. Em 2010, ele subiu para a quarta posição e em 2011 e 2012, ficou em segundo lugar.
    As principais características da cozinha são a preferência pelos ingredientes típicos catalães, a combinação de técnicas inteligentes e simples e um certo humor na apresentação dos pratos.
     Segundo a Folha de São Paulo, no menu da casa, estão pratos como sanduíche de pele crocante de porco ibérico e melão, linguado, azeite e sabores do Mediterrâneo: erva-doce, bergamota, laranja, pinoli e azeite, "cigala" (cavaquinha) da Noruega cozida no vapor de Amontillado e ostras com cava Agustí Torelló, compota de maçã, gengibre, abacaxi, limão confit e especiarias.
     El Celler de Can Roca foi fundado em 1986 pelos irmãos Joan e Josep. Joan, o mais velho, ficava na cozinha e Josep, o irmão do meio e sommelier, no salão. Em 1996, o caçula Jordi se uniu ao projeto, também na cozinha, mas cuidando especificamente das sobremesas.
      El Celler foi aberto ao lado do estabelecimento dos pais Josep Roca e Montse Fonta, o bar e restaurante Can Roca. Ficava em um pequeno imóvel e, em 2007, migrou para uma antiga casa de campo construída em 1911.
       Com uma cozinha espanhola moderna, em 1995, o restaurante recebeu a primeira estrela Michelin. Em 2002, veio a segunda e, em 2009, a terceira.

     Segue algumas fotos de pratos do restaurante.


Sobremesa feita com chá-verde e borrifada com perfume da marca Bvlgari, criação de Jordi Roca

Sobremesa "Anarquia", criação de Jordi Roca

Sobremesa "O Gol de Messi", criada pelo chef confeiteiro Jordi Roca para homenagear o jogador.

Se quiser ver alista completa basta entrar no http://www.theworlds50best.com/


Ficou com alguma dúvida, tem alguma critica ou sugestão? Deixe um comentário que iremos responder com o maior prazer. Você também pode nós seguir no twitter através do @gastromaniacooo, se você gosta de fotos de comidas dê uma passada no nosso instagram pelo @gastromaniaco e curta nossa página no facebook através do www.facebook.com/gastromaniacoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OCIOSO!