segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Bolo farofa da dona Cleide!

Olá pessoal.
     Hoje eu venho compartilhar com vocês uma receita de um bolo um tanto quanto diferente porém muito gostoso. É o bolo farofa, que apesar do nome, não vai aquelas farofas de churrasco! Ele recebe esse nome por causa da aparência da massa.

bolo farofa
Bolo Farofa

     Essa receita é da Dona Cleide, uma senhora que mora no meu prédio e tudo que ela faz fica simplesmente sensacional. Um dia ainda quero gravar um vídeo com ela fazendo alguma de suas receitas mágicas. Mas como vocês não podem provar, estou aqui para explicar a receita e assim vocês poderão fazer em casa.

Ingredientes:

Farofa

3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 ovo inteiro
1 xícara e 1/2 de açúcar
100 gr. de manteiga sem sal

Recheio

1 lata de leite condensado
1 lata de leite integral
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de chá de baunilha
2 gemas de ovo
1 lata de creme de leite (sem soro)

Modo de preparo

     Primeiramente precisa fazer o recheio e ele é bem simples. Vamos pegar uma panela, misturar todos os ingredientes, exceto o creme de leite. Uma dica importante é tirar a pele da gema para que o nosso creme não fique com aquele cheiro de ovo no final. Em seguida, levar essa panela ao fogo e com a ajuda de um fouet ficar mexendo até que essa mistura engrosse e fique na consistência  de um creme.

Mistura antes de engrossar e a mistura já em ponto de creme.

     Assim que a mistura atingir o ponto de creme tire ela do fogo e deixe esfriar um pouco, mexendo as vezes para que ela esfrie mais rápido e para que não empelote na parte de cima. Assim que ele estiver morno chegou a hora de juntar o creme de leite. Lembre-se que é preciso tirar o soro antes, depois é somente misturar e mexer com o fouet e pronto. Ele deve ficar com essa aparência:

Recheio finalizado
     Agora vamos para a parte da massa. Em um tupperware coloque o ovo inteiro e bata ele rapidamente com um fouet ou pode ser com um garfo mesmo, na sequencia acrescente todos os ingredientes restantes, e com as mãos vá misturando tudo até que a massa fique com uma aparência de farofa.
Ingredientes sem misturar

Literalmente, mão na massa

     Feito isso chegou a hora de montar nosso bolo, vamos dividir essa parte em 3 etapas. Pegue uma assadeira redonda, unte ela com manteiga e farinha, agora vamos dividir a farofa da massa em duas partes. Primeira etapa, coloque a primeira parte da massa na assadeira. Segunda etapa, na sequência vamos despejar o nosso creme por toda a massa que esta na assadeira fazendo com que cubra toda a sua extensão. Terceira etapa, vamos colocar o resto da nossa massa por cima do creme cobrindo ele por completo.
Primeira etapa

Segunda etapa

Terceira etapa
     Depois de feito essas três etapas chegou a hora de levar nosso bolo ao forno. Pré aqueça o forno a 180°C por 15 min, coloque o bolo e deixe ele lá até a parte de cima ficar completamente dourada, não tem como estipular um tempo porque isso depende de cada forno, mas no meu demorou cerca de 30 min e deve ser esse o tempo médio. Depois que passar esse tempo e o bolo estiver todo douradinho está na hora de provar o bolo, pode-se comer ele tanto quente quanto frio, minha dica é para deixar esfriar que ele fica mais saboroso, mas ai vai da vontade de vocês e da fome que vocês estiverem.

Bolo farofa finalizado
     Se gostaram da nossa receita faça em sua casa e nos mande sua foto para que possamos publicar aqui, não esqueça de deixar um comentário no blog com sua duvida, critica ou sugestão. E para quem gosta das redes sociais estamos presentes no twitter como @gastromaniacooo e no instagram como @gastromaniaco.

Até a próxima.  


      Nossa leitora Glauce fez o bolo farofa e nos enviou uma foto do resultado, ela falou que ficou muito bom o bolo e pelas fotos realmente deve ter ficado. Obrigado pela foto Glauce e espero que faça mais receitas e nos mande mais fotos.

Bolo Farofa da Glauce

9 comentários:

  1. Estou adorando o blog e esse bolo parece ser divino, deu água na boca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beatriz! Faça na sua casa que você nao vai se arrepender!

      Excluir
  2. Que delicia! Parece ser muito bom, vou testar e mando a foto pra voces!

    ResponderExcluir
  3. To pra falar que esse bolo é sensacional viu....Nossa...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seu comentario foi removido por engano, peço desculpas pelo acidente, muito obrigado pelo comentario, realmente esse bolo tem alguns nomes, e até conheço por esse nome que você vende, se possivel me mande uma foto dele e o lugar da sua padaria que faço um post sobre ele, obrigado e mais um vez desculpa pela remoção por engano

      Excluir
  5. Já é a segunda vez q faço muito boom mesmo.

    ResponderExcluir

OCIOSO!