sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Dica de leitura :)

Olá a todos, vou indicar aqui um livro muito interessante sobre gastronomia, Um Cientista na cozinha, de Hervé This.
Esse é um livro que explica como a cozinha pode envolver a química, e que as duas andam juntas. Um livro muito interessante, que mostra como é possível fazer 24 litros de maionese com apenas 1 gema! É um livro que todo cozinheiro deveria ler e ter em sua coleção. O livro tem diversas expressões químicas, e fiquei um pouco confuso haha, mas não deixa de ser um ótimo livro.


Bom, vamos falar um pouco sobre o autor do livro, Hervé This.Ele é considerado como "pai" da Gastronomia Molecular, e diz não ser cozinheiro e sim cientista, de fato, o livro tem muitas experiências!


Hervé This em ação! Trabalhando com nitrogênio líquido.

Não sei qual era o experimento da foto , mas no livro ele fala que é possível fazer sorvete instantâneo, com nitrogênio líquido, porém, o preço do nitrogênio é muito alto e achei uma receita que é usado gelo seco ao invés de nitrogênio, o processo é igual :)


SORBET DE MANGA E PÊSSEGO

Ingredientes
350 g de calda de açúcar
250 g de polpa de manga
220 g de metades de pêssego
100 g de clara de ovo
50 g de xarope de glucose
30 ml de suco de limão

Outros
800 g de gelo seco, triturado no liquidificador.

Modo de Preparo
Leve 210 g de açúcar e 300 ml de água mineral para ferver até dissolver por completo. Separe 350 g desta mitura ainda quente e dissolva o xarope de glucose. Acrescente os pêssegos em pedaços e o suco de limão, levando para cozinhar, em fogo mínimo, por 10 minutos. Usando um mixer, triture o pêssego e a polpa de manga junto com a calda. Vá acrescentando as claras de ovo, de maneira que a mistura fique bem emulsionada e aerada. Numa batedeira, coloque a mistura e acrescente o gelo seco triturado, aos poucos, até o sorbet atingir a textura ideal. 


Conserve o sorbet no congelador. Antes de servir, deixe descansar, fora da geladeira, por 5 minutos.


Sorbet de Manga e Pêssego com calda de maracujá

Créditos da receita: Chef Bruno Moreira-Leite

Obrigado a todos pela visita! :)


Um comentário:

OCIOSO!