quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Pimenta!


Há quem resista a uma pimentinha porém devo dizer, como é boa! 
Ela é encontrada em diversos lugares do mundo, e muito utilizada pela culinária mexicana, brasileira, peruana, indiana etc!
Pode ser consumida de diversas formas, em pó, conserva, molho, geléia, inteira, até mesmo se alguém usar spray de pimenta em você também, haha!
Faz mal a saúde? Não! Existem diversos trabalhos mostrando que ela não faz mal e pelo contrário, faz bem.
Sua principal substância, a Capsaicina, que provoca a sensação de ardor, é muito rica em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio. Tem, por isso, fortes propriedades antioxidantes.
O segredo da pimenta está em utilizá-la de forma moderada e equilibrada, assim como qualquer outro alimento se consumido em exagero o resultado será negativo.


Também encontrada em forma de pen-drive :O!

Veremos os diversos tipos de pimenta logo abaixo :)!
Pimenta Bhut Jolokia
a pimenta mais forte do mundo, segundo o Guiness Book.



Pimenta Branca 
A pimenta branca é a pimenta do reino madura e seca que é descascada. 
Bem menos picante do que a pimenta preta é encontrada em pó ou em sementes. É utilizada em maioneses, peixes, molhos brancos, sopas claras e no tempero de saladas.



Pimenta Cambuci ou Chapéu-de-Frade
Apresenta frutos verdes (imaturos) e vermelhos (maduros) na forma de campânula ou sino.
De pungência doce e aroma baixo é utilizada em saladas e cozidos. 


Pimenta Chili 
Proveniente do México, é uma pimenta extremamente picante, utilizada no preparo de pratos mexicanos e italianos. Ideal para sopas, cremes, molhos cremosos e de tomate, frutos do mar, carnes, aves, vegetais e coquetéis.  


Pimenta Cumari
É uma pimenta pequeninha, muito picante, ligeiramente amarga e baixo aroma.
Nativa da mata brasileira, apresenta frutos arredondados ou ovalados, verde (imaturos) e vermelho (maduros).



Pimenta Dedo-de-Moça
Apresenta frutos alongados de coloração verde (imaturo) e vermelho (maduro), pugência picante baixo e aroma baixo. Mais suave que a malagueta e ligeiramente mais picante que a jalapeno, é uma pimenta saborosa. Seus flocos desidratados recebem o nome de pimenta calabresa.
É muito utilizada em molhos e uma grande variedade de pratos.



Pimenta Habanero
Originária do Caribe e da Costa Norte do México, foi a primeira pimenta a ser cultivada pelos Maias. É utilizada fresca, seca ou em molhos. Tem um sabor muito forte que persiste na boca. As suas cores variam entre amarelo, laranja e vermelho.

Pimenta Jalapeno
Originária do México, apresenta frutos cônicos de coloração verde claro a verde escuro quando imaturos e vermelho quando maduros. É consumida fresca, processada na forma de molho líquido, conservas, desidratada ou em pó. 
É utilizada em vários molhos para tacos, burritos e quando seca e defumada, é conhecida como chipotle.



Pimenta Malagueta
Apresenta variedades com pugência de médio a alto e baixo aroma e frutos alongados verde (imaturos) e vermelho (maduros). É muito utilizada em molhos de pimentas, conservas, como condimento no preparo de peixes, carnes, em feijoadas e no acarajé. 



Pimenta-da-Jamaica
Semente aromática, nativa das Américas e do Oriente que se encontra em pó ou grãos. É pouco picante e ligeiramente adocicada. De coloração marrom, possui sabor e perfume que evocam a noz-moscada, o cravo e a canela. É utilizada em conservas de legumes, carnes de caça, frutos do mar, alguns patês, doces, tortas e pudins.  



Pimenta-de-Bode
Apresenta frutos verdes (imaturos), amarelo ou vermelho (maduros), arredondados ou achatados, tipo pitanga.


Pimenta-de-Cheiro 
Apresenta frutos alongado, arredondado, triangular, campanulado e retangular. Seus frutos quando maduros variam desde o amarelo-leitoso, amarelo-forte, alaranjado, salmão, vermelho até preto quando maduros. Existem variedades com pugência doce, picante baixo e até picante alto. Seu aroma é alto, sendo bastante utilizada em saladas, como condimento para carnes, principalmente peixes.
Pimenta típica da culinária baiana e nordestina, sua presença é obrigatória em pratos como o xinxim de galinha e os bobós. 




Pimenta-do-Reino
A pimenta do reino é uma das especiarias mais antigas e mais utilizadas no mundo.  Pequena e de formato arredondado, tem um sabor forte e levemente picante. 



Pimenta-do-Reino Verde
É a pimenta do reino colhida em seu estagio inicial de desenvolvimento, quando ainda está verde. E utilizada em pratos como o steak de filé mignon com poivre vert (pimenta verde em francês). 



Tabasco
Originária do Chile, é encontrada também na Louisiana, onde existe uma grande companhia de pimentas que leva seu nome e a tor
nou famosa. É uma pimenta saborosa e bastante picante. 



PIMENTA-CAIENA
Vermelha e bastante ardida. Mas é ótima para peixes e molhos. 



Pimenta biquinho
Doce, suave, não arde e muito saborosa, uma pimenta que vem ocupando cada vez mais espaço no lado gourmet.



E aqui está uma receita para conserva de pimenta!


Pimenta em Conserva


INGREDIENTES 
6 colher(es) (sopa) de pimenta-do-reino preta
4 unidade(s) de alho amassado(s)
1 xícara(s) (chá) de pimenta malagueta limpa(s)
7 unidade(s) de pimenta dedo-de-moça limpa(s)
2 1/2 xícara(s) (chá) de azeite de oliva
2 folha(s) de louro
6 colher(es) (sopa) de pimenta bode


MODO DE PRAPARO

Em uma panela, aqueça o azeite de oliva e doure o alho, adicione as folhas de louro e retire do fogo. Deixe o azeite amornar por 10 minutos. Em seguida, pegue dois vidros médios esterilizados com tampa, com capacidade para 1/2 L cada um, e faça camadas alternadas das pimentas. Despeje o azeite com o alho, cobrindo as pimentas e tampe os vidros. Guarde na geladeira ou em temperatura ambiente por até 6 meses. 



Espero que tenham gostado do post! Obrigado a todos que me visitam! :)

Sites:



2 comentários:

  1. vontade de comer uma saladinha com pimenta agoraa! huuummm

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, bom demais, pimenta é muito picante, eu gosto muito;
    Maravilha, sensacional, pimenta, muita pimenta, biz de pimenta, ha ha ha.

    ResponderExcluir

OCIOSO!