domingo, 20 de fevereiro de 2011

Vocabulário japonês gastronômico

Ontem não deu tempo para postar, fizemos uma festa em casa e encomendamos sushi.
O local de onde pedimos é uma cozinha industrial que faz sushi ou obentos para delivery e também para eventos, lá eles distribuem sushi para os mercados do bairro Liberdade. Tive a oportunidade de trabalhar 6 meses nesse local onde aprendi muito sobre a culinária japonesa, porém não trabalhei com a cozinha fria, na qual preparava os sushis, mas espero aprender logo. O local fica no bairro Ana Rosa, e o site para os interessados colocarei logo abaixo do post.
Aqui estão as fotos dos pratos para festa.
Hossomaki (menores) e Futomaki (maior)

Hossomaki e Inari 

Futomaki, Inari e Hossomaki

Agora, conheçam um pouco mais sobre o vocabulário gastronômico japonês!
Sushi:
- Niguiri: Pequenos bocados de arroz recobertos com fatias de peixes ou frutos do mar crus, sendo os mais comuns os de atum, camarão, enguia, lula, polvo, salmão e omelete;
Haha!




Gunkan: Arroz enrolado por algas marinhas e recheado com peixe cru, frutos do mar, ovas de peixes ou legumes;

Uramaki: É um sushi às avessas. Neste tipo, o arroz recobre as algas, que, por sua vez, são recheadas com vários tipos de peixes, legumes e até frutas. No Brasil, a manga é utilizada na confecção deste tipo de sushi;

Temaki: Cones de algas recheados com arroz, peixe cru ou frutos do mar e legumes;


- Chirashi: peixes, frutos do mar e legumes espalhados por sobre o arroz de sushi.



Sashimi: Fatias de peixe cru degustadas com shoyu (molho de soja) e wasabi (raiz forte). Os japoneses comem alguns diferentes tipos de peixes crus. É óbvio que o peixe tem de estar o mais fresco possível.Os mais populares tipos de sashimi são:

Maguro:atum;


Toro: atum gordo (parte nobre);


Ika: lula;


Tako: polvo;


Ebi: camarão;


Saba: cavalinha (espécie de peixe);


Sake: salmão


Como comer: Ponha um pouco de shoyu em um pequeno prato. A maneira correta de embeber o niguiri sushi é virá-lo de cabeça para baixo, com a parte do peixe cru para baixo. Poucos tipos de niguiri sushi devem ser comidos sem o shoyu. No geral, você deve comer o sushi de uma vez, enfiando-o todo na boca. Você pode utilizar as mãos ou os hashis para pegar os sushis.

Como comer grandes pedaços de comida: Ponha um pouco de shoyu em um pequeno prato e acrescente um pouco de wasabi (raiz forte), misturando-os em seguida. Embeba as fatias de peixe ou de frutos do mar crus na mistura e coma de uma só vez. Alguns tipos de sashimi são comidos com gengibre ralado em vez de wasabi.

Tempura: Frutos do mar e vegetais empanados e fritos em óleo fervente. Foi introduzido no Japão pelos portugueses. Hoje em dia, tornou-se um dos pratos mais populares do Japão, e também bem conhecido no mundo todo.



Algas:
As algas (kaiso) são uma importante parte da dieta japonesa, por ser muito rica em minerais. Várias espécies de algas são comidas de diferentes maneiras.
As três mais conhecidas são:
Nori: É a mais comum. São lâminas secas e finas de algas usadas nos "rolinhos" e em outros tipos de sushi. Pode ser usada como condimento ou acompanhamento para o arroz;

Wakame: É comumente usada em sopas como a de misô ou em alguns tipos de saladas. Hoje em dia, wakame é vendida na forma seca, mas ela se expande quando a põe na água;


Kombu: É usada como ingrediente básico de sopas.


Wasabi: É um dos principais temperos da culinária japonesa. Feito de raiz forte, costuma ser utilizado em forma de uma pasta como condimento em sashimis e sushis. De qualquer forma, wasabi é também muito usado em outros pratos japoneses.



Saquê: É feito de arroz e água. Há vários tipos regionais de saquê. Sua graduação alcoólica varia entre 10 e 15% e pode ser servido quente ou gelado. Costumam ser servidos em pequenos potes ou em um recipiente chamado masu. Atualmente, alguns já são vendidos em embalagens tetra packs (de papelão reciclável).


Umeshu: lícor de ameixa.




Shochu: É um tipo de aguardente. Pode ser feita de cereais e de batata doce. É bem mais forte do que o saquê.



O chá: É uma das bebidas mais populares do Japão. O chá verde é bebido em qualquer lugar e em qualquer ocasião. Diferentemente do chá inglês, o chá verde é servido em canecas sem a asa e nunca é bebido com açúcar ou creme. A maneira correta de beber chá verde é segurar a caneca com uma mão e apoiá-la embaixo com a outra mão. Há vários tipos:

Gyokuro, sencha, bancha: O chá verde mais comum feito de folhas secas de chá, que apresentam três níveis de qualidade;

Houjicha: Chá verde feito das folhas torradas do chá, que lhe dá uma coloração marrom;

Matcha: É usado na Cerimônia do Chá e tem o sabor mais amargo. É feito das folhas de chá moídas;

Chá chinês: São chás aromáticos, como o "oolong" e o de jasmim, etc.;

Kocha: É o nome do chá preto.

Espero que não tenha ficado um post enjoativo, porém deu pra esclarecer bem ai boa parte dos nomes da gastronomia japonesa, são muitos! 
Obrigado a todos que me visitam!


Site Bistro Kazu: http://www.bistrokazu.com.br/
Retirei as informações do site da folha:







4 comentários:

  1. Minha lombriga se remexeu durante todo o post!!!!
    Que delícia! pena que em foz temos pouca variedades de lugares para comer, quando fui pra Curitiba... me deliciei,heheh

    Estou adorando seu blog viu..
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse post, embora eu ainda tenha um certo preconceito alimentar para alguns desses pratos.
    Conheci o saquê essa semana e posso dizer que eh muito bom..
    Aprovadissimo seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Meu marido trouxe uma vez uma porção "desses crus ai" do trabalho pra eu experiemntar(ele é cozinheiro e sushiman), eu quase vomitei quando botei um pedaço de peixe cru na boca...o pior de tudo é q eu fiquei sem graça de cuspir na frente dele e engoli...agora ele só traz yakisoba mesmo kkkk

    ResponderExcluir

OCIOSO!